Síndrome Burnout e o papel do RH 

Cada vez mais presente nas organizações, a síndrome se burnout tem se tornado um grande problema para as empresas independente do seu porte ou segmento de atuação. 

Profissionais submetidos a situações estressantes que desenvolvem a síndrome, afetando sua saúde, qualidade de vida e rendimento profissional. 

Ao longo desse artigo falaremos um pouco mais sobre a síndrome e como o RH pode atuar para prevenir e reverter os danos causados pelo burnout. 

Nos acompanhe nos próximos tópicos. 

O que é a síndrome de burnout? 

A síndrome do esgotamento profissional, conhecida como síndrome de burnout é um problema cada vez mais frequente e recorrente dentro das empresas. 

Um distúrbio emocional cujo os principais sintomas são o estresse, esgotamento emocional e exaustão extrema. 

A causa da síndrome de burnout é um ambiente de trabalho desgastante, com alta competitividade, responsabilidades e cobranças. 

Sendo o excesso de trabalho um dos principais catalisadores da doença. 

Com a chegada da síndrome de burnout, o paciente enfrenta quadros de depressão profunda, ansiedade, nervosismos e irritabilidade. 

Que requerem acompanhamento médico constante e tratamento intenso a médio / longo prazo. 

Como o RH pode atuar para prevenir a síndrome de burnout?

O trabalho em equipe e os relacionamentos dentro das empresas são essenciais para que os resultados do negócio sejam alcançados. 

Para isso, o RH, que é a principal área responsável por promover ações de desenvolvimento e gestão de pessoas, tem um papel fundamental para promover ações de prevenção ao burnout. 

O clima organizacional está diretamente ligado ao surgimento da síndrome de burnout, e cabe ao RH atuar de forma eficiente realizando os ajustes necessários para que as equipes tenham um ambiente de trabalho mais saudável. 

Implementar ações para promover maior interação, relacionamento e momentos de descontração são algumas das iniciativas que devem ser adotadas, para promover um bom ambiente de trabalho. 

Além disso, o RH deve acompanhar junto a cada gestão, como está o desenvolvimento de suas equipes, monitorando e mapeando fatores como a divisão de tarefas, cobrança e alta carga de trabalho por exemplo. 

Ações para prevenir a síndrome de burnout 

Como falamos anteriormente o RH é a principal área, que atuará para imputar um ambiente de trabalho mais saudável aos colaboradores. 

Para isso, existem algumas ações que podem contribuir para que os profissionais desenvolvam suas funções nas melhores condições possíveis. 


– Estar acessível aos colaboradores 

É muito importante que o RH esteja sempre acessível para escutar, entender e atuar nas demandas dos colaboradores. 

Estimular a fala dos colaboradores por meio de feedbacks, rodas de conversa e avaliações de desempenho são uma forma de estreitar esse relacionamento e abrir essa janela de comunicação. 


– Promover ambientes de relaxamento e descanso 

Os colaboradores devem contar com um espaço para descanso ou relaxamento quando sentirem a necessidade de dar uma pausa. 

Esses ambientes são importantes pois proporcionam, mesmo que por breves momentos, um descanso para que o colaborador consiga relaxar e organizar suas ideias. 

Contribuindo para menos estresse e maior produtividade.


– Promover a saúde dos colaboradores 

Cuidar da saúde emocional e física dos colaboradores é o ponto de partida na prevenção da síndrome de burnout. 

Por isso, o RH deve viabilizar junto a gestão da empresa, atendimento médico de qualidade para os colaboradores. 

A teleconsulta por meio da telemedicina é uma importante ferramenta para a manutenção da saúde física, mental e emocional dos colaboradores. 

Com a teleconsulta os colaboradores terão acesso a atendimento médico de forma ágil e eficiente, evitando que possíveis quadros de doenças se agravem e atuando principalmente na prevenção da síndrome de burnout. 

Oferecer aos colaboradores um ambiente de trabalho saudável é investir em equipes de trabalho mais produtivas e eficientes. 

Por isso o RH possui o papel central na atuação contra a síndrome de burnout dentro das organizações. 

Para mais conteúdos sobre saúde acompanhe nosso blog! 

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